hex7.gif (3707 bytes)
Programa Nacional Olimpíadas de Química 
Informações das Coordenadorias-estaduais 

Boletim Informativo atualizado em     22.12.2006


Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados

Associação Brasileira da Indústria Química



 

AM - 12.06.05 Solenidade de encerramento da VI Olimpíada Amazonense de Química insere-se na XIX Semana da Química

 

 

AP - 14.12.05 Solenidade de encerramento da IV Olimpíada Amapaense de Química acontece em grande estilo

     - 01.03.06 Olimpíadas de Química ganham espaço na mídia amapaense

 

 

BA - 17.03.06 Olimpíada Baiana de Química invade ruas de Salvador

     - 10.03.06  Olimpíada Baiana de Química cria sua página na internet

     - 26.03.06  Chamada para I Olimpíada Baiana de Química

     - 17.02.06  Baianos fazem reunião preparativa para a I Olimpíada Baiana de Química 

 

 

CE  - 11.05.05 150 estudantes são medalhados no encerramento da 1a. Olimpíada de Ciências de Fortaleza

 

 

DF  - 10.05.05 Abertas inscrições para Olimpíadas de Química no Distrito Federal

 

 

PE  - 23.04.06  Pernambuco premia estudantes

      - 19.03.06  Espaço Ciência prepara exames de laboratório para a OBQ

 

 

PI  - 01.03.06 Coordenadoria piauiense realiza o V Curso de Aprofundamento e Excelência em Química

     - 18.09.05 Prefeitura de Água Branca premia mais destacados estudantes de química

     - 28.02.05 Solenidade de premiação reúne 700 participantes no 10o. aniversário da olimpíada

     - 04.12.04 Estudantes de química recebem comenda      

 

 

RN  - 27.02.06 Estudante potiguar destaca-se no exame de ingresso para o ITA

      - 28.12.05 Premiação da VI Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte

 

 

RS  - 08.05.05 Visita à COPESUL

      - 10.05.05  Rio Grande do Sul abre inscrições para olimpíadas de química

      - 08.09.05  Vibração marca o encerramento da IV Olimpíada de Química do Sul

 

          

SC  - 08.05.05 Olimpíada Catarinense de Química em nova fase, CRQ-13 e UNISUL realizam parceria

 

 

SP  - 07.09.05 Biocombustíveis movimentam a olimpíada paulista

      

 

Informações fornecidas pelas coordenadorias estaduais

news.gif (2012 bytes)     Notícias das coordenadorias estaduais

             

            cartaz2003RS.jpg (38170 bytes)

Rio Grande do Sul  

   
 
     A IV Olimpíada de Química do Sul teve início com a abertura das inscrições que podem  ser feitas diretamente no sitio www.liberato.com.br  ou remetendo a ficha de inscrição impressa no folder-2005. A partir deste ano passou a contar copm o apoio da COPESUL que se associou aos antigos patrocinadores. Os exames da IV OQSul serão realizados no dia 25/06/2005 na sede da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo. A solenidade de premiação está programada para as 14 horas do dia 17/08/2005, também na sede dessa escola. Mais Informações podem ser obtidas diretamente com o coordenador Prof. Decio Peixoto: decio@liberato.com.br.   
  
   
 
     A coordenadoria da Olimpíada de Química no Estado do Rio Grande do Sul realizará as 8h 30 min do próximo dia 12 de julho a II Olimpíada de Química do Sul. Os estudantes do ensino médio desse estado poderão participar após encaminhar sua inscrição pelo endereço: oquimsul@liberato.com.br . Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 595.8000   ramal  427 ou pelo site: www.liberato.com.br . A OQUIMSUL é uma promoção da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, coordenada pelo Prof. Décio Peixoto, do Curso de Química.

Roraima

          Retornou às atividades da UFRR, reintegrando-se às atividades das Olimpíadas de Química no Estado de Roraima, o Prof. Robson Fernandes de Farias, após cumprir afastamento para obtenção do título de doutor. 

     No momento, responde pela coordenadoria das Olimpíadas de Química em Roraima o Prof. Dr. Henrique Eduardo Bezerra da Silva.

Rio de Janeiro

            O Congresso Brasileiro de Química, promoção da Associação Brasileira de Química, realizado, no ano passado, na cidade do Rio de Janeiro de 09 a 13 de setembro de 2002,  teve como tema central "Química, Energia e Desenvolvimento".      Os dois estudantes brasileiros que conquistaram medalhas de prata na 34th International Chemistry Olympiad, Holanda, participaram de seção especial receberam placas comemorativas dos 80 anos da entidade.   

Mato Grosso do Sul

          Recebido com entusiasmo o relato feito pelo coordenador das olimpíadas no Estado de Mato Grosso do Sul na reunião do Conselho de Coordenadores.        O competente trabalho realizado pelo Prof. Melos, coordenador estadual apoiado pelo Colégio Militar de Campo Grande, já alcança 15 municípios desse estado. Uma marca extraordinária para uma das mais jovens coordenadorias.  A coordenação estadual espera atingir um total de 1000 alunos inscritos em todo o estado de Mato Grosso do Sul. 

   Os mais destacados estudantes receberam diplomas na cerimônia a ser realizada no auditório do Colégio Militar de Campo Grande no dia 26 de outubro de 2000, às 15:00 horas.

Pernambuco

      O exame de conhecimentos de laboratório aplicado no 1o. sábado de março/2002 que deu prosseguimento às atividades da OBQ foi  preparado na Universidade Federal de Pernambuco, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Antônio Carlos Pavão, Diretor do Museu Espaço Ciência e coordenador das olimpíadas nesse estado. Este e o do ano anterior, também por ele preparado, destacaram-se pela inovação e a alta qualidade do trabalho apresentado. 

        A estudante Danielle Figueiredo, que integrou a delegação brasileira na 33rd IChO, foi homenageada com voto de louvor em seção da Assembléia Legislativa de Pernambuco. 

 

 

...

Ceará

   Encerrada a IX Olimpíada Cearense de Química realizada no mês de setembro/2002, as escolas inscreveram seus alunos (25 por escola) durante o mês de agosto.  A solenidade de premiação foi realizada no dia 22 de novembro em conjunto com a premiação da Olimpíada Brasileira de Química.

      Os três estudantes cearenses, componentes da delegação que representou o Brasil na Holanda, retornaram com premiações. Janilo e Arquimedes pelo excelente desempenho no desenvolvimento absolutamente correto de alguns problemas foram agraciados com Menção Honrosa e, o Yuri, que dentre eles alcançou maior pontuação, foi premiado com Medalha de Bronze. Parabens aos três brilhantes estudantes.

      Professores de escolas públicas da Região metropolitana de Fortaleza participaram, no mês de outubro, de um curso de atualização nimistrado pelo NECIM.

oqsp03.jpg (43557 bytes)

    São Paulo

       Centenas de redações pré-selecionadas pelas escolas foram avaliadas pelos 20 membros da Comissão Julgadora. Os trabalhos foram concluídos e os 100 estudantes mais bem classificados participaram, no dia 8 de junho passado, no Instituto de Química da USP, da  fase final (interpretação de experimentos). Os exames foram corrigidos em seguida e, após um dia de muitas atividades foi divulgada a lista dos 20  vencedores . Estes, representaram o Estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química, em agosto/2003. 

      Concluída a divulgação da OQ SP-2003. Regulamento, cartazes e folders anunciando o tema da redação (Polímeros em automóveis: presente e futuro) foram remetidas às 3.600 maiores escolas de ensino médio do Estado de São Paulo. Demais escolas puderam imprimir fichas de inscrição disponíveis na internet (www.allchemy.iq.usp.br) ou cadastrar-se (endereço postal, número de alunos do ensino médio) pelo e-mail abq@iq.usp.br . 

     Foi divulgado na página da internet os nomes dos 100 estudantes convocados pela Comissão Julgadora que participaram da Fase Final da Olimpíada de Química SP-2003,  realizada no dia 8 de junho próximo (sábado), no Instituto de Química da USP, na cidade de São Paulo . Enquanto os exames foram corrigidos, os estudantes almoçam e participam de atividades enquanto aguardavam a sessão de premiação e encerramento.

    Com a participação do coordenador nacional da OBQ foi festivamente comemorado o Dia do Químico, na ocasião foi lançado Prêmio Prof. Geraldo Vicentini destinado ao mais destacado estudante da olimpiada de São Paulo.

Amazonas

       Retorna ao comando da Olimpíada Amazonense de Química e Prof. Ayssor Paulo  Mourão, substitui a Profa.  Ivoneide de Carvalho L. Barros que realizou um profícuo trabalho nesse estado ao promover a integração entre estudantes e professores do ensino médio com a Universidade do Amazonas.

        O Prof. Ayssor é pesquisador na área de Química de Produtos Naturais, mestre pela Universidade de São Paulo.

        Os que militam neste Programa educacional sentem-se felizes com o retorno do colega Ayssor que já vinha colaborando na equipe da olimpíada Amazomense de Química.

          

 

                                          Piauí

        Com a presença do magnífico reitor Prof. Pedro Leopoldino, do Presidente da FAPEPI, do Coordenador nacional da OBQ, do predidente nacional da ABQ foi realizada no dia 21.02.2003 a solenidade de encerramento e premiação da Olimpiada Piauiense de Química. Na ocasião, foram homenageados os mais destacados estudantes da 7a. série do ensino fundamental a 3a. série do ensino médio.

        O evento foi organizado pelos estudantes do Curso de mestrado em Química sob a supervisão do Prof. Dr. Francisco Carlos Marques da Silva, coordenador estadual e o Prof. Dr. José Arimatpeia Dantas Lopes, vice-coordenador nacional da OBQ.

 

          Distrito Federal
     
   O Distrito Federal participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Química. A Profa. Cláudia Jorge do Nascimento, da UnB,  instalou no início de 2002 a coordenadoria das Olimpíadas de Química, estando agora sob a responsabilidade do Prof. Carlos Kleber Andrade.
    Estudantes e docentes de escolas do ensino médio de Brasilia, há muito aguardavam a oportunidade de participar desse evento, presente em 26 estados da Federação. 

 

 Goiás

    Sob a responsabilidade do Prof. Wilson Botter Jr., da Universidade Federal de Goiás, foi instalada a mais nova coordenadoria-estadual. Em 2000, os estudantes do ensino médio e tecnológico do Estado de Goiás tiveram sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Química.

             Minas Gerais
   Associada às comemorações do dia nacional do Profissional da Química, a ABQ-MG e o CEFET-MG realizaram com muito sucesso, em junho passado, a solenidade de encerramento da 2ª Olimpíada Mineira de Química MG-2002. Os 20 mais destacados estudantes dessa competição receberam, nesta ocasião,  prêmios e medalhas e representaram o Estado das Minas Gerais na Olimpíada Brasileira de Química - 2002. 
       Os resultados da 2ª OMQ-2001 podem ser vistos do página eletrônica do CEFET-MG.  A olimpíada foi divulgada em 51 escolas públicas e particulares de ensino médio, da região metropolitana e em cidades do interior resultando na participação de sessenta alunos selecionados representando um universo de cerca de 7000 estudantes, distribuídos em 12 escolas.
 
      Além de BH,  estão instaladas coordenadores nas  cidades de Montes Claros, Florestal e Coronel Fabriciano.
            Amapá
    O coordenador das Olimpíada de Química no Estado do Amapá preparou seus "guerreiros" para participar com entusiasmo da edição 2002 da Olimpíada Brasileira de Química. O esforço do Prof. Jeová resultou em crescimento do número de estudantes amapaenses envolvidos na OBQ. A solenidade de encerramento e premiação ocorreu no dia 20 de dezembro no auditório da reitoria.
 
    Também, realizou com muito sucesso um curso de capacitação para os professores das escolas participantes. O curso teve o apoio da Fundap e da Unifap ministrado pelo Prof. Dr. José Arimatéia Lopes. Veja em http://www.unifap.br.
Rio Grande do Norte  

 
 
     Realizada em 13 de dezembro passado, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza UFRN, Lagoa Nova, a solenidade de premiação da III Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte.  Nesta ocasião foram apresentados os estudantes que representaram o Estado do Rio Grande do Norte na Olimpíada Brasileira de Química - 2002, bem como, aqueles mais destacados que receberam medalhas por suas atuações.

     A concorrida solenidade contou com a presença de professores de Mossoró, responsaveis pela olimpíada nessa cidade, bem ainda, do Coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Química, Prof. Dr. Sérgio Melo.

            cartazES.jpg (35544 bytes)
Espírito Santo  

   

     Um total de 457 alunos participaram da primeira fase da Olimpíada Capixaba de Química, ocorrida no dia 22 de abril, em 94 escolas de 28 municípios do Espírito Santo. Os estudantes que obtiverem média maior que 7 passarão para a segunda etapa, que se realizará na Ufes no dia 31 de maio. Toda a verba para a realização do evento foi disponibilizada pela Nexen Química Brasil Ltda, instalada em Aracruz. Esta é a primeira edição da Olimpíada Capixaba, que ressurge com vigor no Espírito Santo graças ao entusiasmo do coordenador da OBQ nesse estado, Prof. Carlos Vital.

           

.

 Voltar

AGENDA ________________________________________________
 
 

Exame de conhecimentos de laboratório
Participam todos os estudantes medalhados na Modalidade A
27 de janeiro de 2007   14 horas.
Local: Salas definidas pelas coordenadorias-estaduais.
Coordenadores-estaduais exibirão aos estudantes convocados a fita de vídeo produzida pelo Espaço Ciência - PE.
 
Curso de Aprofundamento e Excelência
Participam os 16 estudantes classificados na etapa anterior da OBQ
26 de fevereiro a 09 de março de 2007.
Local: Universidade Federal do Piauí.
 
-

Solenidade de Premiação do Programa Nacional Olimpíadas de Química
Participam os estudantes agraciados, educadores e convidados
30 de novembro de 2007       19 horas
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Ceará
Av. Barão de Studart, 1960
Fortaleza (CE)
 
Reunião Anual do Conselho de Coordenadores
FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
30 de novembro de 2007       9 horas
Av. Oliveira Paiva, 941       Cidade dos Funcionários
Fortaleza (CE)
 

 

Voltar

VOLTA a menu principal