Diretório de notícias das Olimpíadas de Química

Página inicial   |    Publicações   |    FAQ     |    Calendário    |    Patrocinadores    |    Grupo de discussão   |    Fale conosco

  
 

 Acessos a esta página desde 28/05/08

 

   Programa Nacional Olimpíadas de Química                                                              Fortaleza,                
 Brasil destaca-se na Olimpíada Internacional de Química                         13.07.2006

          Na 40th Internacional Chemistry Olympiad realizada em julho/08, em Budapeste os quatro estudantes brasileiros destacaram-se na competição, todos premiados. Thaís Terceiro Jorge foi agraciada com medalha de prata, Bruno Paz, Victor Paiva  e Walter Braga com medalhas de bronze, todos eles estudantes no Ceará. A soma das pontuações desses estudantes colocou o Brasil na frente de todos os países das Américas e de alguns países europeus. 

          Jornais do Sul e do Nordeste deram destaque a esse resultado.

        

 Brasil sediou Olimpíada Iberoamericana de Química                         13.10.2007

          A 12a. Olimpíada Iberoamericana de Química aconteceu no Brasil. A cidade do Rio de Janeiro acolheu  estudantes, mentores e observadores dos países participantes dessa competição científica. O evento realizou-se no período de 02 a 10 de outubro de 2007 e se inclui na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

           O tradicional Colégio Pedro II, a mais antiga escola de ensino médio em funcionamento, originalmente denominado Imperial Colégio de Pedro II, fundado em 1837, foi a sede da XII Olimpíada Iberoamericana de Química.  Os quatro estudantes brasileiros somaram o maior número de premiações (4 medalhas de ouro e uma de prata).

        

  Brasil é destaque  na Coréia                                                                13.07.2006

         

       Na 38th International Chemistry Olympiad realizada na cidade de Gyeongsan, Coréia do Sul, o Brasil participou com quatro estudantes, três deles conquistaram medalhas de bronze. O resultado demonstrou a competência dos estudantes que representaram o Brasil e a excelência do ensino ministrado por seus professores. O Brasil esteve representado na Coréia com quatro estudantes do Estado do Ceará: 

        Rafael de Césaris Araújo Tavares             -           Medalha de Bronze

        Lucas Pessoa Mineiro                                 -           Medalha de Bronze

        Lucas Meneses Lira                                    -           Medalha de Bronze

        Thaís Macêdo Bezerra Terceiro Jorge        

 

      A estudante Thaís, em decorrência de problemas de saúde,  não realizou todos os exames previstos.

 

  Prova de conhecimentos de laboratório será elaborada em Recife    26.12.2006

   

Sob a coordenação dos professores Antonio Carlos Pavão e Cristiano Marcelino Jr. serão preparados os experimentos que servirão de base para avaliar os conhecimentos de laboratório dos estudantes convocados para a Fase IV da Olimpíada Brasileira de Química. Os exames serão aplicados em dez capitais brasileiras e, dentre os trinta e três que participaram quinze serão convocados para a fase seguinte: Curso de Aprofundamento e Excelência em Química.  Em 2007, o curso ficará sob a responsabilidade da UFPI.

 

   
 Notícias das coordenadorias-estaduais
   

  Últimas notícias
 
 
»  Curso de Aprofundamento e Excelência em  Química                                               13.02.2006
»  Estudantes brasileiros ganham medalhas no Peru                                                              30.08.2005
»  IV Curso de Aprofundamento e Excelência em Química é ministrado em Fortaleza             30.08.2005
»  Brasil participa da 37th International Chemistry Olympiad em Taiwan                                  29.07.2005
»  Resultados da XI Olimpíada Norte/Nordeste de Química e da OBQ-2004 (FASE V)            25.06.2005
»  IV Curso de Aprofundamento e Excelência é realizado em Fortaleza                                  27.04.2005
»  Resultado do Exame de conhecimentos de laboratório - 2005 Fase IV da OBQ-2004         22.01.2005
»  American Chemical Society congratula Olimpíada Brasileira de Química                             27.11.2004
»  Coordenadores-estaduais discutem o projeto e definem o calendário - 2005                      27.11.2004
»  Programa Nacional Olimpíadas de Química realiza solenidade de encerramento                 27.11.2004
»  Governo do Piauí concede comenda a estudantes premiados na olimpíada                       26.10.2004
»  Concluída a 1a. Olimpíada de Ciências de Fortaleza                                                           16.10.2004
»  Medalhas para estudantes brasileiros na Espanha                                                            11.10.2004
»  Resultado da Olimpíada Brasileira de Química - 2004                                                         23.09.2004

Agenda


 

 

65. Curso de Aprofundamento e Excelência em  Química  

       Dezesseis estudantes participam do V Curso de Aprofundamento e Excelência ministrado em Teresina pelos professores do Curso de Pós-graduação em Química da UFPI.  O curso terá duração de duas semanas e dará subsídios para o exame final (Fase VI)  que ocorrerá em abril próximo. Nove professores ministrarão aulas no nível sugerido pelos organizadores da olimpíada internacional de química que ocorre emk julho próximo, na Coréia.

  Voltar

 

64. Estudantes brasileiros ganham medalhas no Peru  

       Todos os quatro estudantes que representaram o Brasil na X Olimpíada Iberoamericana de Química foram premiados com medalhas. A olimpíada aconteceu nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Peru no período de 14 a 21 de agosto de 2005. O Brasil teve destacada participação dentre os catorze países participantes desta olimpíada. Os estudantes brasileiros obtiveram os seguintes resultados:

      Juliana Vieira Mota (CE) -  Medalha de prata
      Bruno Damasceno Castelo Branco (PI)  - Medalha de prata
      Danilo Vieira Feitosa (PI) - Medalha de bronze
      Camila Vasconcelos de Oliveira (CE)  -  Medalha de bronze 

  Voltar

 

63. Curso de Aprofundamento e Excelência em  Química é realizado em Fortaleza 

 

        Realizou-se no período de 18 a 26 de abril de 2005 o IV Curso de Aprofundamento e Excelência em Química. Participaram do referido curso os estudantes do Ceará, Minas Gerais, Piauí e São Paulo, classificados na Fase IV da OBQ-2004 (Exame de conhecimentos de laboratório). O curso foi ministrado por docentes do Programa de Pós-graduação em Química da UFC e abordou assuntos relevantes recomendados pelo IChO Steering Committee e pelo Comitê organizador da 37th International Chemistry Olympiad.  Após o retorno aos seus domicílios os estudantes participaram da Fase VI da OBQ-2004 - o exame que definiu a equipe que representou oficialmente o Brasil na 37th International Chemistry Olympiad (Taiwan,  julho/05) e na Olimpíada Iberoamericana de Química (Peru, agosto/05). 

  Voltar

 

62. Brasil participa da 37th International Chemistry Olympiad em Taiwan  

   Com uma delegação formada de dois professores mentores e quatro estudantes o Brasil participou, juntamente com representantes de outros 68 países, da 37th International Chemistry Olympiad realizada no período de 16 a 25 de julho de 2005 na cidade de Taipei, Taiwan. 

    A cearense Juliana Mota, 17 anos, aluna do colégio 7 de setembro, foi agraciada com medalha de bronze.

         
  Voltar

 

61. Resultados da XI Olimpíada Norte/Nordeste de Química e da OBQ-2004 (FASE V)  

   Foi encerrada em 21.05.2005 a XI Olimpíada Norte/Nordeste de Química, participaram os desesseis estados dessas regiões. A ONNeQ foi o embrião do Programa Nacional Olimpíadas de Química e ainda mantém todo seu vigor. As escolas das regiões Norte e Nordeste do País participam ativamente dessa olimpíada.

    Visualize os EXAMES   e  o RESULTADO  da XI ONNeQ. 

  Veva também os EXAMES e o RESULTADO da OBQ-2004  Fase VI , finalização do processo seletivo para a escolha dos estudantes que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais. 

         
  Voltar

 

60. IV Curso de Aprofundamento e Excelência é realizado em Fortaleza  

   Professores do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará ministraram, no período de 17 a 26 de abril de 2005 o IV Curso de Aprofundamento e Excelência em Química. Atividade esta que consta da programação anual da Olimpíada Brasileira de Química e objetiva selecionar os estudantes que representam  o Brasil nas Olimpíadas Internacionais.  Estudantes dos estados do Ceará, Piauí, Minas Gerais e São Paulo foram convocados para participar desta etapa classificatória. 

    Após encerrado o curso, os estudantes retornaram aos seus domicílios e, na semana seguinte, submeteram-se ao exame Fase VI da OBQ-2004) que definiu os quatro representantes do Brasil nas olimpíadas internacionais.

Clique para ver o resultado do exame.

 
  Voltar

 

59. Resultado do Exame de conhecimentos de laboratório - 2005 Fase IV da OBQ-2004  

  

    Os Coordenadores-estaduais do Programa Nacional Olimpíadas de Química, reunidos em Fortaleza,  definiram o calendário das atividades que serão realizadas em 2005. Dentre estas, a Fase IV da OBQ-2004 (exame que avaliará conhecimentos de laboratório dos estudantes agraciados com medalhas na Modalidade A da OBQ-2004); o IV Curso de Aprofundamento e Excelência em Química; a XI olimpíada Norte/Nordeste de Química e a fase nacional da OBQ-2005.

       Nesta mesma data, foi realizada a solenidade de premiação - 2004 do Programa Nacional Olimpíada de Química. Os mais destacados estudantes de química do ensino médio brasileiro receberam suas premiações em Fortaleza.

Clique para ver o calendário.

 


  Voltar

 

58. Presidente da American Chemical Society encaminha votos de congratulação à Olimpíada Brasileira de Química  

  

    O Presidente da ACS - American Chemical Society, William F.  Carroll, Jr., por intermédio do Dr. Martim Afonso Penna, Diretor-executivo da ABICLOR, encaminhou mensagem de congratulações pela passagem do 10o. ano de atividade do Programa Nacional Olimpíadas de Química. O texto foi publicado na íntegra nos Anais-2004 do Programa Nacional Olimpíadas de Química, lido e comentado pelo Dr. Martim na solenidade de premiação realizada em Fortaleza. Nesta solenidade, estudantes e professores que participaram do Programa Nacional Olimpíadas de Química homenagearam o Dr. Martim com a medalha do Mérito Educacional, e também a Dra. Marta Laudares, da Abiquim, por suas substanciais contribuições em pról do fortalecimento deste projeto.

   Leia a mensagem do presidente da ACS.


  Voltar

 

57. Coordenadores-estuduais reunem-se em Fortaleza  

  

    Os Coordenadores-estaduais do Programa Nacional Olimpíadas de Química, reunidos em Fortaleza,  definiram o calendário das atividades que serão realizadas em 2005. Dentre estas, a Fase IV da OBQ-2004 (exame que avaliará conhecimentos de laboratório dos estudantes agraciados com medalhas na Modalidade A da OBQ-2004); o IV Curso de Aprofundamento e Excelência em Química; a XI olimpíada Norte/Nordeste de Química e a fase nacional da OBQ-2005.

       Nesta mesma data, foi realizada a solenidade de premiação - 2004 do Programa Nacional Olimpíada de Química. Os mais destacados estudantes de química do ensino médio brasileiro receberam suas premiações em Fortaleza.

Clique para ver o calendário.

 


  Voltar

 

 

56. Programa Nacional Olimpíadas de Química encerra atividades 

       Com a premiação dos estudantes que mais se destacaram na X Olimpíada Norte/Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química - 2004, ficaram encerradas as atividades do Programa Nacional Olimpíadas de Química, em 2004.  A solenidade foi realizada no auditório da FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará, dela participaram estudantes do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Ceará. No transcurso do décimo aniversário do projeto, foram homenageados com medalhas de Mérito Educacional Martim Afonso Penna, da Abiclor; Marta Laudares, da Abiquim, e o Prof. Arimatéia Lopes, da UFPI. 


  Voltar

 

 

55. Estudantes piauienses recebem comenda

       O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, homenageou estudantes piauienses que se destacaram nas olimpíadas internacionais de química. Vide notícia.


  Voltar

 

 

54. Resultado da I Olimpíada de Ciências de Fortaleza

          A Olimpíada de Ciências de Fortaleza cuja 1a. fase foi realizada em 19.08.2004 teve como tema: Água, essencial para a vida. Participaram 74.340 estudantes de escolas públicas do Município de Fortaleza. A olimpíada foi direcionada para os  alunos de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental. A segunda fase ocorreu no dia 16 de outubro, e teve a participação de 4.200 estudantes (5% dos participantes da fase anterior). Esse evento dará subsídios para um diagnóstico do ensino de ciências nessa Cidade e estimulará nesses jovens estudantes o gosto pelo estudo das ciências. 

Veja exames aplicados.


  Voltar

 

 

53. Resultado da Olimpíada Iberoamericana de Química-2004

          Os quatro estudantes que representaram o Brasil na 9a. Olimpíada Iberoamericana de Química (Castellón, Espanha - outubro, 2004) foram premiados com medalhas.  A olimpíada ocorreu no período de 30 de setembro a 08 de outubro e teve a participação de treze países da comunidade iberoamericana: Portugal, Espanha, México, Cuba, Costa Rica, Venezuela, Colombia, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.

    Destaque para o Brasil que teve quatro estudantes medalhados, igualmente com Espanha. Os estudantes brasileiros que participaram da delegação foram:

      Lucas Veloso Saraiva (PI) -  Medalha de ouro (premiado também com um computador portátil)
      Rafael Victor Ferreira Alves (PI)  - Medalha de prata
      Igor Sousa Almeida (CE) - Medalha de prata
      Karoline Matias Morais (CE)  -  Medalha de bronze


  Voltar

 

 

 

52. Resultado da Olimpíada Brasileira de Química-2004

       A terceira fase da OBQ-2004 (início da etapa nacional)ficou encerrada com a divulgação do resultado dos exames. Os mais destacados participantes dessa olimpíada (modallidades A e B) serão agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze  e certificados de Honra ao Mérito emitidos pelas universidades promotoras. Todos os estudantes medalhados na modalidade A prosseguirão na Fase IV que avaliará conhecimentos de laboratório.

      Clique para ver o RESULTADO.  

 
 
  Voltar

 

 

     Veja fotos dos estudantes premiados 

 Voltar

 

 

   Veja mais NOTÍCIAS

Juliana em outdoor
Participantes  do IV Curso de Aprofundamento
Anais OBQ-2004
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadores se reúnem em Fortaleza
Coordenadores discutem programação anual
Estudantes recebem comenda do Governo do Piauí