.

Pró-reitoria de Extensão da UFC

Pró-reitoria de Extensão da UFPI

Associação Brasileira de QuímicaAssociação Brasileira de Química

.

     Boletim informativo do Programa Nacional Olimpíadas de Química

                             Janeiro a  março de 2006. Ano 2. Nº 1.

 
 
Estudantes definem nova data no calendário

  Recentemente, recebemos o calendário detalhado encaminhado pelos organizadores da Olimpíada Internacional de Química. Nele ficou definido o dia 30.04.06 limite para envio dos nomes dos estudantes que participarão da olimpíada. Em decorrência, fomos obrigados a alterar a data, anteriormente definida, do último exame da OBQ (Fase VI). Assim, por decisão unânime dos estudantes que participarão dessa prova, a aplicação do exame ocorrerá no dia 21.04.06 no período de 9h às 14h. Com antecedência, os coordenadores estaduais devem informar aos participantes o local de aplicação.

Mais >>>

V Curso de Aprofundamento e Excelência em Química é encerrado com pleno êxito 
 
    Encerrou-se no dia 25 de fevereiro o V Curso de Aprofundamento e Excelência em Química integrante do calendário de atividades do Programa Nacional Olimpíadas de Química. Referido curso, iniciado no dia 13 de fevereiro, foi ministrado por docentes do Curso de Mestrado em Química da UFPI com a participação de dezesseis estudantes oriundos de cinco estados brasileiros. Em regime intensivo, os estudantes discutiram todo o programa teórico no nível sugerido pelos organizadores da próxima olimpíada internacional que acontecerá na Coréia.  Oito docentes se dividiram nesse trabalho de discussão dos conteúdos e ofereceram oportunidade para os estudantes discutirem os problemas propostos
 
      Os estudantes foram unânimes em destacar o elevado nível e a qualidade das aulas ministradas, preparatórias para o exame final que acontecerá em abril próximo. O CNPq apoiou a realização desse evento.  
                                                                                                                         Mais >>>
 
 Estudantes são recebidos pelo reitor da Universidade Federal do Piauí.
 
Estudantes visitam Instituto Dom Barreto
   Os estudantes que participaram do V Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, ministrado na cidade de Teresina, fizeram visita às instalações do Instituto Dom Barreto, destacada escola participante do Programa Nacional Olimpíadas de Química. O grupo foi recebido pelo Prof. Mendes, da disciplina Química, e pelo diretor, Prof. Marcílio Rangel. 

     Além da sala do futuro, os estudantes conheceram a biblioteca com mais de 30 mil volumes (distribuídos por mais de 8 mil títulos), todos catalogados, a Hemeroteca - única existente em Escola de nível básico no Brasil - com mais de 80 títulos de periódicos assinados.         

 

 

Com apoio da SEICTEC Sergipe se prepara para OBQ-2006
   Estudantes sergipanos se preparam para participar da Olimpíada Sergipana de Química que será realizada em 2006. Agora, em sua nova fase, contará com apoio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e da Ciência e Tecnologia (Seictec) que percebeu a importância dessa atividade para o fortalecimento da ciência no Estado de Sergipe. 

    Sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eliane de Mesquita, do Departamento de Química da UFS, Sergipe se reintegra ao grupo dos 25 estados que movimentam a Olimpíada Brasileira de Química.               

 
Piauí, primeiro estado a realizar solenidade de premiação em 2006
    A coordenadoria no Estado do Piauí divulgou no final de fevereiro o resultado da Olimpíada Piauiense de Química. Portanto, desde já estão selecionados os estudantes que participarão da Fase III da OBQ-2006, em agosto próximo, e também os que participarão da Olimpíada Norte/Nordeste de Química.

    A solenidade de premiação acontecerá neste mês de março, dentre os agraciados há um estudante de Água Branca. É a primeira vez que um estudante do interior piauiense consegue esse feito, fruto da olimpíada municipal realizada nessa cidade, em 2005. 

 
 
Olimpíada de Química na Bahia ressurge com muito vigor
 
Uma equipe de quatro professores vem trabalhando desde o ano anterior no sentido de mobilizar as escolas de ensino médio e conseguir maciça participação de seus estudantes na Olimpíada Baiana de Química. A Bahia possui campo fértil para os profissionais da química, com esse projeto pretende estimular e atrair talentosos estudantes para esta área da ciência.    Mais >>> 
Calendário olímpico organiza datas das olimpíadas científicas em 2006

        Com o propósito de evitar as sobreposições de datas de exames das olimpíadas científicas, por iniciativa do Prof. Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia, foi elaborado o Calendário Amplo das atividades olímpicas em 2006. 

        Doravante, na medida em que as datas dos exames são definidas por cada um dos coordenadoreres de olimpíadas nacionais o calendário é preenchido. O arquivo pode ser lido tanto na página da OBQ quanto na OBA.  

 Mais >>>
Mais notícias

 

HTO - Hotel de Trânsito dos Oficiais do Exército destaca presença de estudantes de química na capítal piauiense      

Estudante potiguar destaca-se no exame de ingresso para o ITA                                   

Jornal Meio Norte, de Teresina, publica destacada matéria sobre as Olimpíadas de Química

Coordenador Nacional é entrevistado na Rádio Antares AM 800, em Teresina

 

Material de divulgação da OBQ-2006 foi encaminhado para as coordenadorias
Mais notícias>>>  
  Programa Nacional Olimpíadas de Química
 FUNCAP - Av. Oliveira Paiva, 941    Fortaleza - Cep: 60.160-230 - Tel: (85) 3101-2170 - Fax: (85) 3101-2179
Fale conosco  |
www.obq.ufc.br