Equipe Olímpica

 

Processo de seleção para formação das equipes internacionais

1. Os estudantes agraciados com medalhas de OURO, PRATA ou BRONZE na Modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química são convocados para participar, em fevereiro do ano seguinte, da Fase IV da OBQ.  O coordenador-estadual comunica o resultado aos estudantes selecionados em seu estado e, na data definida no calendário, exibe a fita de vídeo com as experiências. O estudante responde os quesitos do questionário fornecido.

2. Serão convocados para a etapa seguinte (Curso de Aprofundamento e Excelência) os quinze estudantes mais bem classificados, considerando-se a média ponderada das notas obtidas na Fase III (peso 6) e na Fase IV (peso 4).

3. O Curso de Aprofundamento e Excelência (Fase V) será ministrado durante 10 (dez) dias por professores do curso de Pós-graduação em Química de uma das universidades participantes da Olimpíada Brasileira de Química. Os estudantes se deslocarão até a cidade sede.

4. Após o encerramento do curso será aplicado pelo coordenador-estadual um novo exame (Fase VI) com base no programa ministrado no curso. A nota desse exame será ponderada com peso 2 com relação à média anterior. O resultado definirá quais estudantes representarão o Brasil na International Chemistry Olympiad (julho) e na Olimpíada Ibero-americana de Química que se realiza em outubro desse ano.

.

 

Para participar da equipe olímpica você deve preencher as seguintes condições mínimas.