Condições para compor a Equipe Olímpica

 

Etapas do processo de seleção

Para que você tenha oportunidade de compor a Equipe Olímpica, no ano em se realiza a olimpíada nacional você deve:

1.  estar regularmente matriculado no 1o. ou o 2o. ano. de uma escola pública ou particular do ensino médio ou tecnológico brasileiro.  

2. ter, no máximo, 18 anos de idade em 30 de setembro do ano em que se realiza essa Olimpíada.

3. procurar o coordenador de sua escola ou seu professor de química e solicitar sua participação na  Olimpíada Brasileira de Química. Estes professores entrarão em contato com o coordenador estadual e receberão informações de datas e instruções de como realizar da fase inicial (Fase I) que ocorre no âmbitro da escola.

4. participar da olimpíada de química que é organizada em seu estado (Fase II).

5. compor a lista dos 20 estudantes da Modalidade A (1o. e 2o. ano) que representarão seu estado na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química.

6. ser agraciado com medalhas de OURO, PRATA ou BRONZE na Modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química.

7. participar da Fase IV da OBQ que se realiza em fevereiro do ano seguinte (exame de conhecimentos de laboratório). Classificar-se entre os 15 primeiros de maior média: Fase III (peso 6) e na Fase IV (peso 4).  

8. participar do Curso de Aprofundamento e Excelência  e do exame final (Fase V) aplicado após a conclusão do curso. Classificar-se entre os 4 primeiros de maior média: Fase anterior (peso 1) e na Fase V (peso 2).  

.

Obs.: nos estados em que a olimpíada estadual é realizada no 2o. semestre do ano anterior à realização da olimpíada nacional (Fase III) os estudantes do 1o. ano competem com maiores chances de chegar ao olimpo.