.

Pró-reitoria de Extensão da UFC

Pró-reitoria de Extensão da UFPI

Associação Brasileira de QuímicaAssociação Brasileira de Química

.

     Boletim informativo do Programa Nacional Olimpíadas de Química

                             Abril a  junho de 2006. Ano 2. Nº 2.

 

XII Olimpíada Norte / Nordeste de Química é realizada  em treze estados brasileiros 

    Expectativa e muita movimentação marcaram a realização de mais uma edição da Olimpíada Norte/Nordeste de Química, tradicional competição que reúne estudantes do ensino médio brasileiro dos estados acima do paralelo 14º.  O exame composto de cinco questões analitico-descritivas foi aplicado no dia 27 de maio passado no período de 14h às 16h.  Foi um momento de aproximar o ensino médio da academia, bem ainda, aproximar professores e estudantes de diferentes escolas.

     A excelente divulgação feita pelos coordenadores das olimpíadas de química nos estados dessas regiões proporcionou presença maciça dos estudantes nos locais de aplicação.

       O exame foi elaborado por professores da Universidade Federal do Piauí, também eles responsáveis pela correção das soluções apresentadas.  A divulgação ocorreu antes da data prevista, mais uma vez o estado do Ceará apresentou-se com o maior número de estudantes premiados. 

     O resultado pode ser visto em:    

  http://www.obq.ufc.br/onnresult06.htm

Mais >>>

Estusiasmo e muito trabalho na realização da Olimpíada Baiana de Química - 2006

  Com muita garra e idealismo um grupo de professores baianos resolveu dar corpo e consistência à Olimpíada de Química na Bahia. Um trabalho primoroso e de muito fôlego movimentou escolas de Salvador e do interior baiano. Debaixo de chuvas torrenciais realizou-se com expressivo comparecimento, no dia 30/04 a Olimpíada Baiana de Química. 

     A premiação aconteceu em 14/06 no elegante auditório da Casa do Comércio, em Salvador. Professores do ensino médio, estudantes e familiares participaram com entusiasmo da solenidade prestigiada pelo grupo teatral dos estudantes do curso de Química. 

 

     Estudantes do Curso de Química apresentam Show da Química durante a solenidade de premiação.

     Mais >>> 

 

   
 

Solenidades de premiação das Olimpíadas de Química assinalam o Dia do Química em vários estados brasileiros 

 

São Paulo

   Realizou-se a Fase Final da OQ SP-2006, quie teve início às 9 horas do dia 03/06, no Instituto de Química da USP, Cidade Universitária. Nesta manhã, os estudantes finalistas assistiram a experimentos demonstrados por professores do Instituto de Química, e em seguida, os alunos tiveram 120 minutos para responder às questões. Nesse intervalo de tempo, o Prof. Sérgio Melo apresentou o projeto aos professores das escolas participantes da OQ-SP. Após o churrasco oferecido aos estudantes e professores das escolas foi realizada a solenidade de premiação. 

Maranhão

   No Estado do Maranhão realizou-se a IV Semana de Ciências e a II Jornada de Química. O evento, que este ano abordou o tema “Ciências: Uma Visão para o Futuro”, teve como principal objetivo promover discussões entre os alunos, para refletirem acerca dos novos caminhos da Ciência e sua contribuição para a construção e consolidação do conhecimento cientifico, enfatizando os benefícios que proporciona também para a sociedade. A programação abrangeu palestras, mesas-redondas, minicursos, painéis, comunicações e atividades culturais.

     

 

 

Rondônia

   A I Semana de Química da Universidade Federal de Rondônia foi realizada no período de 12 a 16 de junho de 2006, no Campus José Ribeiro Filho e teve como tema – QUÍMICA AO SEU ALCANCE!
Para sua realização contou com a iniciativa dos acadêmicos do curso de Química e de várias instituições, este evento contribuiu para conscientizar a classe estudantil da importância dessa ciência para o desenvolvimento nas áreas de Ciência e Tecnologia e de Educação.
             

Piauí

   O Centro Acadêmico de Química (CaQuim) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto com a coordenação dos cursos de graduação em química, realizou a VII Semana de Química, com o tema “As novas faces da Química”.

O evento aconteceu nas dependências do Centro de Ciências da Natureza – Campus Ministro Petrônio Portela.

“As novas faces da Química” foi a temática escolhida para a VII Semana de Química, pois contempla os avanços mais recentes nos mais variados campos da Química, especialmente na nanotecnologia e, no caso do Piauí, os estudos sobre o biodiesel, que afloram como uma alternativa de produção de “combustível limpo”.

  Alagoas

   De 19 a 23 de junho de 2006, aconteceu a 3ª Semana de Química com o tema: Química, educação e meio ambiente. O evento, idealizado pelo Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL-IQB, contou com palestras, mini-cursos, show de química, finalizando com show de forró.


Pará

   No Estado do Pará, a Associação Brasileira de Química – Regional Pará realizou de 18 a 21 de junho no campus da  Universidade Federal do Pará, a Semana do Químico 2006. 

    Na programação do evento constou  palestras, painéis, mesas redondas, cursos, em torno do  tema central a “Química e Inovação”. Dez Cursos foram oferecidos a estudantes de química, profissionais e público em geral.

 
 

Pernambuco promove reunião com professores de química 

  Realizou-se no dia 19/04 passado nas dependências do Espaço Ciência, em Olinda, o "Encontro pernambucano sobre o Programa Olimpíada Brasileira de Química". O evento teve por finalidade  estabelecer um contato mais próximo com professores do ensino médio para a consolidação do Programa em Pernambuco.  Nessa mesma data foi realizada a premiação da Olimpíada Pernambucana de Química - 2005.   

Coordenador da OBQ e professores pernambucanos.                                                              Mais >>>

 

Estudantes piauienses enlutados despedem-se do Prof. Marcílio Rangel

     Determinado, trabalhador incansável, carinhosamente chamado de Tio Marcílio por seus mais de 3000 alunos aos quais conhecia por nome sua maioria, deixou nosso convívio na madrugada de 10/05 o diretor do Instituto Dom Barreto, em Teresina.  Idealista, colocou o Instituto Dom Barreto na vanguarda das escolas brasileiras. 

    Em fevereiro passado,  o Prof. Marcílio, 54,  recebeu em sua escola os dezesseis finalistas da OBQ-2005, percorreu todas as dependências do IDB, reuniu os estudantes na "sala do futuro" e fez uma preleção permeada de muita emoção, porquanto mostrava sua maior obra - as ações sociais para mais de 600 adolescentes carentes.

     Ao educador Marcílio Rangel, incentivador das olimpíadas no Estado do Piauí desde seu primeiro momento, o Programa Nacional Olimpíadas de Química rende merecidas homenagens.

 
Mais notícias

 -  FASE VI da OBQ seleciona equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de Química                                   

 -  MEC  apoiará projeto de melhoria do ensino para escolas públicas em treze estados brasileiros

 -  Olimpíada de Química apresenta ao M C T ousada proposta de inclusão social

 

 -  Material de divulgação da OBQ-2006 foi encaminhado para as coordenadorias

Mais notícias>>>

Parceiros 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Logotipo da Capes

Petrobras

Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados

Associação Brasileira da Indústria Química

 Programa Nacional Olimpíadas de Química
 FUNCAP - Av. Oliveira Paiva, 941    Fortaleza - Cep: 60.160-230 - Tel: (85) 3101-2170 - Fax: (85) 3101-2179
 
Fale conosco  |
 
www.obq.ufc.br