Opinião

 

 

Mais oportunidade para nossos jovens!

 

 

Prof. Nazareno Fonteles*

 

É preciso acreditar mais no potencial do jovem na construção de um Brasil Decente, de um Piauí Decente. Porém de algo não podemos esquecer: só com educação de qualidade, tanto ética quanto técnica, a juventude desenvolve o seu potencial, revela seus talentos e renova a vida em comunidade.

Ao ter a oportunidade de estudar numa escola de qualidade como o Instituto Dom Barreto e ter sido criado numa família que valoriza a Educação em todas as suas dimensões, meu filho Rafael pôde desenvolver muitas potencialidades e talentos que Deus lhe dotou. Por outro lado, foi através da participação dele em olimpíadas de matemática e química na oitava série que comecei a reconhecer, com mais convicção, seus talentos para esta área de exatas. Neste sentido incentivei o aprimoramento dos mesmos, com ânimo e muita determinação, sem atropelar a sua formação geral e sem esquecer que os talentos e dons devem sempre ser colocados a serviço da cidadania e do bem comum, o bem da comunidade humana. Este é um dos grandes méritos da participação em olimpíadas: descobrir e despertar novos talentos.

Foi muito gratificante para muitos piauienses, jovens e adultos, a premiação de Rafael em duas olimpíadas internacionais, em duas áreas distintas (química e física), representando o Brasil e o Piauí, neste ano de 2002. Porém, muito além dos prêmios, mais gratificante ainda foi para ele a experiência da participação dos eventos, a convivência com jovens de várias nações e religiões, as viagens, o conhecimento de outras culturas e geografias, ao vivo. O quanto aprendeu neste mês de julho com os diferentes relacionamentos e experiências mostra a importância destes eventos na comple­mentação da formação de jovens talentosos, que terão no futuro atuação marcante em seu Estado, em seu País. Mais do que isso, é preciso refletir na importância da Educação Pública de Qualidade para o desenvolvimento de um Povo. É preciso também valorizar as atividades para além da sala de aula, como as olimpíadas, as gincanas culturais, as feiras de ciências, as excursões, as quais são oportunidades reveladoras de talentos e lideranças novas para a sociedade.

Você já imaginou se o Piauí e o Brasil investissem para valer, com todo zelo e decência, na Escola Pública, incentivando estas atividades? E se todas as famílias tivessem seu sustento sem humilhação nem miséria? Quantos jovens não seriam salvos das drogas e da violência? Quantos jovens talentosos não seriam revelados? Com certeza nossa auto-estima seria cada vez maior e nosso Piauí muito mais desenvolvido. É preciso ao mesmo tempo tirar as famílias da miséria e do desemprego e melhorar a Educação Pública. Nossa juventude agradecerá, desabrochando seus talentos na construção compartilhada com homens e mulheres de todas as idades de um Piauí mais decente, de um Brasil mais decente!

 

 

*Médico, matemático, Deputado Federal, Professor da UFPI.