O Programa Nacional Olimpíadas de Química é um projeto educacional criado em 1995, registrado oficialmente nas pró-reitorias de Extensão da Universidade Federal do Ceará e de outras 17 universidades federais brasileiras como uma atividade de apoio, incentivo e valorização da química.

 Visão

        Nossa visão de futuro é tornar o Programa reconhecido e respeitado por seu trabalho de aproximação entre as escolas, a academia e a indústria; pela excelência das ações voltadas para a valorização da química, capazes de influenciar a política pública e na formação dos jovens vocacionados para essa ciência. 

 Missão

         Manter as competições educacionais nacionais e promover o acesso às olimpíadas internacionais. Contribuir, com qualidade, para o desenvolvimento sócio-econômico do país, mediante a identificação de jovens talentosos. Desenvolver metodologias e práticas inovadoras capazes de potencializar suas habilidades, competências e capacidade criativa e, ainda, estimular e facilitar seu acesso aos principais centros acadêmicos de química onde serão capacitados para a atividade profissional e para o exercício pleno da cidadania.

Valores