Mensagem do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí aos participantes das Olimpíadas de Química.

 

     Consciente do importante papel da Universidade Federal do Piauí como principal agente educacional das mudanças científicas e culturais do Estado, temos apoiado e incentivado a participação e a busca de entrosamento entre nossos professores e os professores e alunos das escolas pré-acadêmicas, através das Olimpíadas Piauiense, Norte/Nordeste e Brasileira de Química.

              No momento em que a Universidade Federal do Piauí disponibiliza seu apoio pedagógico ao evento, com seus professores elaborando e avaliando as provas das etapas Norte/Nordeste e nacional , sentimo-nos lisonjeados, por entendermos que visando a estimular o ensino, o estudo e a investigação no campo deste saber, além de outros objetivos, isto culminará com a descoberta de jovens talentosos e a agregação de novos conhecimentos teóricos sedimentados pelas prática, a partir das investigações em laboratório, acompanhadas e orientadas por competentes e experientes professores de química.

             Entendemos, também, que, ao transpor os umbrais do Estado do País, a Olimpíada de Química enriquecerá ainda mais nossos alunos e professores com a ampliação do número de participantes e a inclusão de diferentes realidades nas trocas de experiências, resultando em uma melhoria qualitativa do processo ensino-aprendizagem no campo da química e dos outros saberes a ela consorciados.

            O Piauí, através de representações de estudantes e docentes, participou ativamente das olimpíadas anteriores, dando uma demonstração inequívoca da importância atribuída a eventos educacionais que, como este, servem de paradigmas comportamentais nas atividades de ensino e pesquisa dessa ciência.

            Por tudo isto, a Universidade Federal do Piauí não economizará esforços em busca do objetivo comum dos promotores e participantes do evento, qual seja: entre os alunos , a agregação de conhecimento e a descoberta de novos valores; entre os professores, o aumento do quociente emotivo e ético, imprescindíveis ao aprimoramento científico; entre os promotores, o alcance pleno dos objetivos educacionais colimados.

Prof. Pedro Leopoldino Ferreira Filho

Reitor

VOLTA  a  menu principal