.

Pró-reitoria de Extensão da UFC

Pró-reitoria de Extensão da UFPI

Associação Brasileira de QuímicaAssociação Brasileira de Química

.

     Boletim informativo do Programa Nacional Olimpíadas de Química

                             Julho a  setembro de 2006. Ano 2. Nº 3.

 

 

 

 

Estudantes brasileiros brilham na Coréia

Realizou-se na Cidade de Gyeongsan - Coréia do Sul, no período de 01 a 11 de julho, a 38th International Chemistry Olympiad, compe-tição que reuniu 254 estudantes de 67 países. O Brasil participou representado por quatro estudantes, três deles agraciados com medalhas de bronze.

 

Lucas Pessoa, Thaís Macedo, Lucas Lira e Rafael  

                 

  Click imperdível

      Lucas Lira,16, foi o estudante que teve, dentre todos participantes, o mais elevado desempenho no Problema 2 dos exames práticos realizados em Aveiro. Foi flagrado em inusitada forma de conduzir experiências em laboratório, estaria rezando ou dialogando com os reagentes.  

Em Aveiro, Brasil é maior destaque

Três medalhas de ouro e uma de prata marcaram a magnífica participação dos estudantes brasileiros na XI Olimpíada Ibero-americana de Química, competição que aconteceu na cidade de Aveiro – Portugal, no período de 7 a 15 de setembro. A equipe brasileira composta de quatro estudantes - todos eles cearenses, foi escolhida nas seis fases do processo seletivo nacional iniciado no ano anterior.  A penúltima fase reuniu os 16 estudantes finalistas na cidade de Teresina, durante um período de 14 dias eles participaram do Curso de Aprofundamento ministrado por docentes do Curso de Pós-graduação em Química da UFPI. Após a realização do curso, aplicou-se o exame (Fase VI) que definiu os estudantes que iriam compor a delegação brasileira nas olimpíadas internacionais em 2006.

Os estudantes agraciados com  medalhas de OURO em Aveiro foram:

 

Rafael de Césaris Araújo Tavares, 16,  1º Lugar

Lucas Meneses Lira, 16,  2º Lugar

Lucas Pessoa Mineiro Apolônio, 17,  4º Lugar

 

Com medalha de PRATA foi agraciado o estudante:

 

Jório Almino de Alencar Mota, 15, 8º Lugar.  

 

Colegas, professores e coordenadores das suas escolas fizeram calorosa recepção na chegada ao Brasil.

 

Esquerda para a direita, Lucas Pessoa, Lucas Lira, Rafael e Jório

 

 

Impulso na Química do  Amapá

   A marcante presença da Coordenadoria-estadual do Projeto Olimpíada de Química no Amapá estimulou a criação da ABQ / AP e, agora, a Universidade Estadual anuncia a criação do Curso de Licenciatura em Química. Este curso superior será um influente vetor para o desenvolvimento da química nesse estado.

 

Olimpíada invade interior potiguar

   Toma novo impulso a Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte, o interesse pela olimpíada se manifestou em inúmeras cidades do interior. Estudantes das cidades de Mossoró, Parelhas, Currais Novos, Caicó, Açu, Areia Branca, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Brejinho, João Câmara e Parnamirim deslocaram-se para Natal, Mossoró e Parelhas para participar da olimpíada estadual que aconteceu no dia 16/09. Desta forma, a coordenadoria-estadual antecipou-se na seleção dos estudantes que participarão da OBQ-2007.

    Cabe destacar a prestimosa colaboração dos diretores e coordenadores dos colégios Mather Christi, de Mossoró, Nossa Senhora das Neves, de Natal, e da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, em Parelhas, que ofereceram as instalações e se empenharam na boa acolhida aos candidatos inscritos na região. 

  

 

 

Maior visibilidade em São Paulo  

    Em julho, realizou-se nas dependências do Instituto de Química da USP a fase final e a solenidade de premiação dos mais destacados estudantes da Olimpíada SP-2006.  Na parte da manhã, os estudantes fizeram relatórios dos experimentos que definiram a classificação final. Paralelamente, seus professores discutiam com a coordenação formas de aperfeiçoar a olimpíada nacional. Após o churrasco oferecido aos participantes, foi anunciada a premiação dos mais destacados estudantes.

     Também, na cidade de São Paulo, o Programa Nacional Olimpíadas de Química  montou stand em prestigiado Congresso de Atuação Responsável, promovido pela ABIQUIM para as indústrias químicas. Ocasião em que ampliou sua visibilidade no setor industrial químico.


 

 Pernambuco abre nova página na NET

     Agora com nova apre-sentação visual, a Olímpiada Pernambucana de Química disponibiliza sua página eletrônica na internet. Estudantes desse estado puderam fazer suas inscrições on line no concurso realizado em agosto passado, válido para selecionar os estudantes que participarão da Olimpíada Brasileira de Química – 2007.

 

www.serdigital.com.br/clientes/opeq

 

Distrito Federal faz premiação

  Realizou-se no dia 11/08, às 19h, no auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB, a cerimônia de premiação da Olimpíada de Química do Distrito Federal. Na ocasião foram agraciados com medalhas e certificados estudantes das escolas do DF que tiveram destaque na olimpíada realizada no mês de junho. 



Resultado da OBQ será anunciado em Salvador

   O resultado da Olimpíada Brasileira de Química-2006 será anunciado na ocasião do encerramento do XLVI Congresso Brasileiro de Química, dia 29/09, em Salvador. Muita expectativa assinala esse anúncio, porquanto serão convocados os estudantes que participarão do processo seletivo para escolha da equi-pe que representará o Brasil na Olimpíada Inter-nacional de Química, em Moscou e na Olimpíada Ibero-americana de Química no Rio de Janeiro.       

           

 

 

Olimpíada Ibero-americana de Química acontecerá no Brasil

Na solenidade de encerramento da XI Olimpíada Ibero-americana, em Aveiro, os representantes do Brasil projetaram um filme sobre cultura e costumes brasileiros e confirmaram a realização da próxima olimpíada na cidade do Rio de Janeiro. O evento acontecerá na primeira semana de outubro e será inserido na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Logo da XII Olimpíada Ibero-americana de Química.                                                      Mais >>>

 

 

Excelência no aprendizado de Química na universidade

    Samuel Anderson Alves de Sousa, aluno do Curso de Química na UFPI e participante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, atualmente na equipe de corretores deste projeto, obteve primeiro lugar nacional na área de química na segunda edição do ENADE -  Exame Nacional de Desempenho dos  Estudantes - 2005. Pelo extrardinário feito foi contemplado pela Fundação CAPES com bolsa de estudos para utilizar em Programas de Pós-graduação em Química.

.

 

MEC e SECIS apóiam ações da Olimpíada de Química

   Com o objetivo de dar condições de competitividade aos estudantes de ensino médio das escolas públicas, o MEC está patrocinando Cursos de Aprofundamento em Química em 13 estados brasileiros. Alguns estados já iniciaram o programa. Esses cursos de capacitação têm duração de 120 horas e serão ministrados por estudantes de grande destaque nas Olimpíadas de Química. Após finalizar essa atividade os alunos participarão, juntamente com os estudantes das escolas privadas, das Olimpíadas que acontecerão em cada estado, no ano 2007.

      A SECIS – Secretaria para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia também participa desse projeto, ao financiar, a partir de novembro próximo, os cursos de capacitação para estudantes de escolas públicas situadas noutros estados não atendidos na fase anterior. 

  

Mais notícias

  -  Olimpíada de Química movimenta as cidades de Jataí e de Itumbiara, em Goiás.

 -  Roraima realiza sua olimpíada em outubro próximo

 Baianos convocam professores do ensino médio para planejamento da Olimpíada Baiana de Química – 2007.

 

 Olimpíada Brasileira de Química-2006 acontece em todo o País. (Galeria de fotos)  .

 

 -  Cariocas trabalham bem e fazem concorrida olimpíada estadual (abaixo, o cartaz bem sugestivo)